Bolsonaro é um risco à democracia

Reeleger Bolsonaro é um retrocesso. Não que o ex-presidente Lula e seu partido sejam a solução para o Brasil, pois não são. Mas é o remédio que temos hoje para evitar o mal maior que representa o presidente Bolsonaro. Pior, o bolsonarismo, que mesmo sem Bolsonaro está e ficará incrustado por aqui por muito tempo.

O brasileiro pensa ser conservador quando na verdade é reacionário. O conservador é por definição uma pessoa desconfiada e cética com as mudanças. É aquele que pensa muitas vezes antes de mudar. O brasileiro reacionário não quer conservar, ele quer impor suas crenças, sua religião. Proibir o outro. Ele não quer um Estado laico, mas o seu Estado cristão. Ele não defende a família tradicional, mas sim a sua família tradicional. Este é o brasileiro que se diz conservador, um reacionário.

Além de tudo o que já disse acima, Bolsonaro representa uma guinada retrograda, ele é ignorante e seus aliados são interesseiros. Vacinas consagradas ( a da poliomielite, por exemplo) estão sendo questionadas pela ignorância do chefe máximo do Executivo. O Censo, fundamental para a definição de políticas públicas foi adiado e agora está sendo boicotado pelo brasileiro. O investimento em ciência e tecnologia é minado com o contingenciamento constante do orçamento, vide as universidades públicas. O ministério da Educação teve tantos ministros que provavelmente, você nem mesmo lembra o nome do atual.

Butantã, Fiocruz, IBGE e Inpe, apenas para citar alguns órgãos reconhecidos e respeitados no país foram colocados em xeque por Bolsonaro. O combate ao desmatamento da Amazônia é ignorado e até mesmo incentivado por ele. Falta ao brasileiro o básico para ele ter liberdade, mas para o presidente liberdade é poder ter uma arma em casa.

É muito retrocesso para apenas 4 anos. E isto sem considerarmos a gestão desastrosa da pandemia de Covid-19, da corrupção por meio de rachadinhas em seu gabinete e no de seus filhos por décadas, da compra de dezenas de imóveis em dinheiro vivo etc.

Ah, mas o Lula é corrupto. Sim, a materialidade de evidências e provas da corrupção petista é inegável. Porém ele e os seus nunca ameaçaram a democracia como faz Bolsonaro.

Bolsonaro é tão corrupto e incompetente como foi grande parte dos governos do PT, mas Bolsonaro representa um risco infinitamente maior ao país que é a afronta constante aos pilares da democracia. Se você estudar o Golpe de 1964, a ditadura militar, vai perceber que muitos dos elementos que antecederam ao golpe estão presente em 2022.

Votar em Bolsonaro é ignorar todo o risco que rodeia nossa frágil democracia, pense bem!

Gostou? Compartilhe!

Inscrever
Avisar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments