Argentina tri-campeã da Copa do Mundo de futebol

É preciso simplesmente aceitar que algumas coisas acontecem.

Hoje a Argentina ganhou a Copa do Mundo e Lionel Messi, o maior desse século, foi campeão e eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil foi eliminado pela Croácia, terceira colocada, nos pênaltis, após tomar o gol de empate faltando 3 minutos para o final da prorrogação na fase de quartas-de-final.

O Brasil deu azar, a Argentina sorte. A Argentina ganhava de 2 a 0 até os 36 minutos do segundo tempo e cedeu o empate por duas vezes: na final, contra a França, e contra a Holanda, nas quartas-de-final. Deram sorte e poderiam ter dado azar. Ainda na prorrogação da final mais uma vez cederam o empate. No minuto final o goleiro fez uma defesa épica que poderia ter sido o gol da vitória da França.

O técnico Scaloni colou Di Maria jogando na esquerda quando sua posição de origem é na direita. Como deu certo ele é gênio, se desse errado seria chamado de professor Pardal. Ainda tirou o jogador aos 20 minutos do segundo tempo quando seu time ganhava e dominava totalmente o jogo. O jogo mudou e a França empatou. O Tite não errou, mas perdeu, logo é burro. A história raramente valoriza o processo, ela só destaca a vitória e os vencedores. São raros os perdedores lembrados. No Brasil Telê e Zico, talvez, sejam as exceções.

O Brasil tomou o gol contra a Croácia tendo o controle do jogo e os comentários especializados e amadores foi que faltou maturidade e malícia. A Argentina contra a Holanda e França também tomou o gol tendo o controle do jogo, a diferença é que foi melhor nas penalidades. Os especialistas não teceram os mesmos comentários. Os nossos especialistas são ótimos em comentar com base em resultados.

Casagrande e Juca Kfuri não conseguem separar suas ideologias políticas de seus comentários de futebol. Não conseguem separar o jogador Neymar do cidadão Neymar. Ele publicamente apoiou o candidato derrotado à presidência.

Obviamente eu torci e sofri com o Brasil. Mas fico feliz pela vitória do Messi. Ele campeão faz bem ao futebol.

Quando aos ensinamentos que ficam para a vida eu destaco apenas dois. O primeiro, é que as pessoas sempre te julgarão pelos resultados, suas ações para o mal serão amenizadas e para o bem valorizadas quando você vencer. E o segundo, são sempre fáceis as análises ex-post, portanto dê menos relevância para elas, pois nem sempre são justas.

Gostou? Compartilhe!

Inscrever
Avisar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments